sábado, 14 de julho de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO, COELHINHA

TRAGO PARA VOCÊ, DÊ, AS PALAVRAS DO FRANCISCO COIMBRA
C.C., Carlos Coelho, Caro Carlos, caro Coelho e coetera... Os nomes, as milhentas maneiras dos dizer, a pronúncia onde o olhar só chega com sentimento! No dia 12 pus os comentários com moderação, hoje deixei apenas o aviso: com moderação... Acho que apagarei qualquer comentário que venha insinuar que Carlos e Déborah são Mimo e Mima, Mim e Assim, ou pareçam ser dirigidos de modo a ofender. Hoje acabei com a moderação imoderada, gosto que os comentários entrem quando chegam. De ver os comentadores/as se comentarem, fazendo deste blog um local de partilha e harmonia. Dito o que deixei escrito, acho que estará na altura duma biografia do CC: BIOGRAFIA Um coelho nascido leão, com todas as promissoras possibilidades das astrologias, baseada nos planetas conhecidos, sem esquecer um já desqualificado e outros ainda por descobrir mas intuídos instruídos pelas possibilidades da Matemática. Um Coelho entregue à bicharada de comentários como este, onde a biografia imbrica em brincar e se perde a falar do que só se sabe à medida que se lê. Casado há 13 anos, a 14 do 7 de 1999, tendo aniversário de nascimento a 28 deste mesmo mês. Perante a perfeição Matemática, o que é a vida? Pessoa igualava a beleza duma escultura grega a uma bem elaborada equação! Nem uma conta faço, faço de contas que as palavras dizem muito mais do que se pode dizer e escrevo parabéns para o Coelho & Déborah. Possam ser como os casais que imaginamos perfeitos, feitos de imaginação: Amor e Ternura, onde a pele treme, o coração bate, e, cada ideia parte como os fotões soltos do núcleo, prontos a explorar o Universo! Por um cagagésimo de tempo ou a mais completa diarreia das ideias tentando compreender o que seja compreender. Desejo ao casal o que desejo para mim, poder ler e sentir a Mim a amar o Assim, ter o mimo do Mimo pela Mima e vice-versa, onde esta conversa precisa de versos ou, pelo menos, da poesia! Muita poesia, com Poesia? Com toda a alegria! Acho que antes de começar a ler os comentários, tinha tido uma ideia amorosa, vou deixar de prosa... vou publicar "PARA BETINA", a poesia "VOO". Dileto amigo, um feliz aniversário! E esta biografia seja a fotografia apenas dum momento, vivido para sempre. Abraços. Francisco Coimbra


A POSTAGEM QUE GEROU O COMENTÁRIO:



24 comentários:

  1. AS PALAVRAS FORAM EM RESPOSTA AO MEU COMENTÁRIO:

    Eu sou um cara conservador no que diz respeito ao amor, não ao sexo, que fique logo dito, mas ao sentimento que une um casal e faz tudo parecer iluminado pelo brilho que os envolve. Gosto dos que amam de verdade!
    Infelizmente demorei mais de 25 anos para compreender o valor de uma relação, porém, compreendi. Estou com cinquenta anos, idade dos Stones e comemorados no dia 28 de Julho. Sou de leão e gosto mesmo é de leoas, mas não é fácil aceitar uma leoa em nossa vida de macho alfa dominante, pois elas são superprotetores, ciumentas, esfusiantes, emotivas mas.... Companheiras de comer um quilo de sal se preciso for. Quando aprendi a conviver com a sensiblidade da minha leoa, abriu-se o paraíso para mim! Foi mesmo como diz o delicado poema de Mima, o sol no trigal.
    Por que estou tão emotivo? Tem motivo, o post é bom! O bom post nos prende e nos faz envolvidos. Comprometidos. Outro motivo é o facto de eu me sentir em casa aqui, tanto que vim partilhar com vocês o meu aniversário de casamento, amanhã, 14 de Julho, treze anos juntos! Brigamos como dois adolescentes, eu digo A ela entende B e aí começamos a ladainha.... Porém, quando me ouve espirrar, suspirar ou percebe qualquer alteração nos meus olhos, no meu dia, no meu interior, é a primeira a ficar por perto, pronta a ser a companheira, a leoa na defesa de seu Rei. Faço o mesma coisa por ela. Danem-se o A e o B! O amor não é feito de alfabeto e sim de afecto e quando estamos lado a lado na saleta de vídeo, em silêncio, ou aos segredos na alcova, ela é a mulher que me faz sentir adorado! Este post do Mimo para a Mima, a canção, o poema, as emoções, me botaram comovido e ávido para dizer ao mundo, amem! Não busquem a pessoa perfeita, busquem o encaixe da cama e a cooperação nas horas difíceis, respeitem as diferenças e comemorem o facto delas existirem, pois são o que nos educa como seres humanos e nos permite aprender a respeitar um ao outro...
    Bebam de Assim e Mim, de Mimo e Mima, de todos os casais que fazem do amor o ponto que realmente importa entre um homem e uma mulher.
    Penso que preciso chamar as pessoas para o amor!
    Francisco, você é um cara para lá de especial e o seu blog é o lugar ideal para eu dizer: Dê, que possamos viver a eternidade de nosso amor em poesia e alegria, assim como os casais do Francisco.



    Abraços e desculpe o abuso!

    O post está poético, romantico, excepcional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela noção da importância do contexto! Vou continuar a ler...

      Eliminar
    2. Querido amigo,

      tenho certeza que partilhas a minha opinião: o contexto é o melhor da história!

      Eliminar
  2. Francisco, publicamente lhe agradeço: obrigado.

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, publicamente devolvo o agradecimento, com todo o agrado de estar agradado e agradecido. Gradaria as palavras, alisando-as, como se faz à terra, deixo a sugestão da imagem! ;)

      Eliminar
  3. Dê, publicamente lhe peço, não briga comigo por eu postar foto nossa..rs please...

    Beijinho no lóbulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coelho, Carlos
      Espero tenhas tido uma merecida compensação, fico eu com esta "pensação" :))

      Eliminar
    2. Brigou, não gosta de exposição... Mas deu-me o lóbulo! Rs

      Eliminar
  4. Respostas
    1. bbrian,
      Tua presença é bónus que gene_rosa_mente dás!
      Não estou a agradecer pelo Carlos... ;)
      Beijos do coração!

      Eliminar
    2. A foto Poeta, como disse traz um sorriso iluminado, luminoso junto ao semblente apaixonado.
      Amigos leais e companheiros.
      Lindo de ver! beijos no coração!

      Eliminar
    3. Amigos,
      bem dizem que a amizade é o maior bem. Tenho óptimos amigos aqui no mundo dito real, mas vocês, amigos do mundo que fica através do espelho, são maravilhosos!

      Gosto de tê-los aqui comigo!

      Francisco, mui grato eu fico ao receber as suas palavras,
      bbrian, deu para perceber a paixão? Acertou! Sou louco por ela e acredito de pé junto que ela é louca por mim!

      A foto é mesmo de um momento espetacular! A Dê é uma mulher esfusiante, linda, bem disposta e cheia de energia. Gostamos de ser felizes, nos protegemos, nos guardamos e por isso ela não gosta de exposição da sua figura, mas sabe que vocês são importantes para mim, respeita, mas pede que se eu for mandar fotos que seja por e-mail. Advogada pensa em tudo e eu doido para te mostrar a Loise! Rs


      beijinho e abraço!

      Eliminar
    4. Deu sim Coelho. Amar é isso, ver o outro feliz.Você e Dé estão de parabéns!
      Acho quea nova fase do Poeta Francisco precisava de um bom dialógo, condizente. Vejo pintar um quarteto da pesada. Ficarei apreciando. Beijos nos corações!

      Eliminar
  5. Como ficou escrito no comentário anterior, Emocionante!
    Para dizer tudo: dizer o máximo no mínimo!
    Ag_ora... dando um pouco de prosa a este comentário!
    Dar ao personagem uma pessoa, tira-lhe a feição de ser ficção? É sempre um risco, havendo risco ao traçar a linha duma fronteira tão difusa, para separar o real da realidade.
    Segundo Ramos Rosa, se bem entendi um ensaio deste poeta, só temos de entender o que julgo ser a citação mais rasa: "o real é construção poética da realidade", deixo como sendo citação de memória, de há muito tempo.
    Usando a citação que produzi, fui dar a outros autores: "A construção poética do real", Manuel Antônio de Castro; "Construção poética em Octavio Paz", Raquel de Castro dos Santos:
    «1 – DIÁLOGO
    Vigencia a construção. São os traços acoplados num continuo finito infinitamente. Precisão. Toque profundo no simples branco negro. Profusão. Aparecem. Ressurgem. Adormecem. Latejam. Palavras.»
    A proposta deste blog, espero que ela não se esgote!
    Comentando a imagem, a foto: uma beleza!
    Dê tem um riso aberto, luminoso! Coelho, o próprio, o da foto, o autor de comentários e diálogos que começam a marcar a vida das pessoas que se deixam seduzir, um autor de magnifico perfil!
    Por aqui me fico: - Emocionante! Nem quero ser original em relação ao adjectivo :)
    À Dê, ao doutor, à bbrian de Olara, a quem chegar depois... ninguém feche a porta! ;)
    Abraço a_braços!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, camarada,

      quando vim ler os comentários fiquei numa euforia quase infantil para chegar ao momento de lhe responder.... Não houve hipótese de eu fazer como deve ser feito, DANDO EM RETRIBUIÇÂO TODA A ATENÇÂO QUE ME DEDICOU! Por isso, vou escrever amanhã e pretendo que seja algo que possa ao menos deixar clara a minha admiração pela maravilha que deixastes aqui. Tu amas escrever e eu amo ler, acho que é na conta!

      Obrigado, mais uma vez mas nunca de forma suficiente!
      Abração.

      Eliminar
    2. Francisco,

      tenho grande curiosidade sobre a sua vida, pois és diferente de toda a gente!

      Dito isso, quase como uma confissão, volto para lhe comentar...

      Ramos Rosa é um ícone para nós, portugueses e citá-lo e não ao Pessoa, mostra a sua disposição para o surpreendente, o fora do comum, gosto de sua qualidade revolucionária, tanto nas letras quanto no trato connosco, és bacana! (Bem brasileiro!)
      Octávio Paz é para os que realmente gostam de mergulhos em águas profundas, és culto!

      Eu, sinceramente espero que a minha cara gorda e queimada de sol não te afaste do início de nossa promissora amizade, pois posso lhe garantir, não há ficção que supere a boa e velha realidade, principalmente comigo, um dito personagem, supostamente criado por vocês e que se diverte demais com todas as questões que já foram levantadas sobre mim, desde o dia (bendito, para mim) 19 de Abril, quando pus minhas favolas índias à mercê da caixa de comentários, caiando o branco! rs
      O que me levou a continuar, construir um blog, permanecer, insistir no pedido de desculpas da J, foi a admiração que nutro por você. Somos Portugueses e sei que sabes do que falo, do sentido emocional de nos pensarmos um povo unido e muito sensível.
      Outra coisa é facto de eu achar que tu entendes o que eu falo e compartilha de muitas das minhas opiniões, é um alívio poder falar para quem sabe o que estamos a dizer...

      Pensei bastante no que ia lhe dizer e acho que o importante é eu destacar a sua importância aqui, na Literatura Portuguesa, na Obra que se faz na Internet. Já li você em todo o lado e sou mesmo admirado com o seu talento e mui grato pela vossa amizade.

      Tu acertastes, minha mulher é sincera, afectiva, luminosa... Ciumenta como toda a leoa, mas acho fixe que seja assim, falando intimamente... Acabo me sentindo o Rei Absoluto! rs
      Sempre lembro o que ela disse quando começamos a namorar: você vai ser só meu? Porque eu vou ser só sua e se você estragar tudo, és um grande idiota.
      Olhei para ela e disse: Vou fazer você feliz, pode apostar!

      E assim foi e assim tem sido, somos felizes e gosto de ser feliz!
      Agora partilho com vocês, mais consigo, pois és homem e me compreendes onde as moças não poderiam. Gosto sobretudo de saber do seu empenho em me agradar, eu o percebo, acho muito especial da sua parte.

      Bem amigo,

      fico por aqui,

      vou bolar um post ou acabar de ler a palestra que tenho ainda por estudar...

      Um Abraço, a_braço, como você costuma escrever.

      Eliminar
    3. Gostei! Passo e vou andando, esperando sua/tua publicação. Há muita coisa interessante no nosso relacionamento, até esta dança transatlântica navegando na língua que vai ganhando cambiantes, como a luz...
      Luz, luzir e deduzir e induzir e intuir, nem me vou esforçar por destacar outros e tantos motivos para uma curiosidade mútua.
      Vou esperar essa publicação, também vou pensar em deixar algo. Gostaste da definição de "Diálogo" obtida em citação? Recito :))
      «Vigencia a construção. São os traços acoplados num continuo finito infinitamente. Precisão. Toque profundo no simples branco negro. Profusão. Aparecem. Ressurgem. Adormecem. Latejam. Palavras.»
      Destacar os braços nos abraços, o corpo físico na predisposição para ir além.
      Abraço a_braço(hoje só um, erguido como um aceno)!

      Eliminar
  6. Coelho,

    só posso lidar os parabéns pela sua amizade e capacidade de afecto. isso é raro e extremamente bem vindo ao mundo!

    sua Dê tem um sorriso arrebatador, aberto, lindo de morrer.
    um casal sensacional!

    fico feliz por ter a oportunidade de ver a foto de vocês, dar um rosto ao nosso coelho. gosto de ter a exacta noção da realidade e isso em nada me afecta os sonhos, pelo contrário, acrescenta em beleza ver que existem pessoas felizes na real!

    :)

    quanto ao aniversário do casal,

    felicidades a vocês!!! muitos anos juntos e alegria sem limites!


    abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eleonora,

      gostei de teres destacado o afecto, sei que sabes a grande diferença entre ser gentil e ser afectuoso. O gentil é educado com toda a gente, o afectuoso reserva o seu carinho aos que lhe cativam e torna-se também cativo deles, assim como eu me tornei de vocês.
      O verdadeiro afecto é um grande desafio, sobretudo para os homens pois não "estamos acostumados" a entregar-nos e deixar ser cuidados, protegidos, amados... Sempre pensamos que vão nos achar tolos, imaturos, infantis... A grande virada na vida de um homem é ele se permitir amar e ser amado, em totalidade e concordância! Se tenho todo o amor que preciso, dou todo o amor que tenho, é basicamente isso. O sucesso de um homem está intimamente ligado a sua parceira pois estabilidade emocional gera equilíbrio na vida. Mas como conseguir entregar as armas? Abrir mão de ser o "garanhão sedutor"? Aprender a respeitar a fidelidade, a aliança, a monogamia (creia, são a trindade do homem verdadeiramente realizado)? Resolvendo os complexos de inferioridade e rejeição que fazem um homem querer acumular conquistas afectivas como se fosse uma compensação íntima por todo o desafecto que sofreu na infância. Sei que parece papo de terapeuta, e é, sem dúvida, pois só com terapia se resolvem questões que tomamos como fossem uma normalidade social e no fundo são uma atitude patológica e traumática.
      Por que estou a dizer isso a você?
      Porque percebo a sua afectividade e a sua disposição para o tema, vejo no seu cuidado com os comentários uma grande noção de afectividade e sinto-me seguro em dizer isso a você e em contra partida, ao mundo (a todos os que aqui vierem ler).


      Grato pelo seu comentário, os votos e a vinda, moça.
      beijinho.

      Eliminar
    2. Coelho e... Betinora ;)
      Você é um sortudo, pôs esta moça, bacana demais... a "lidar" :)))
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Hehe

      eu não sei se teria motores para lidar com a lida da linda moça... Hehe

      Mas compreendo que quando escrevemos, alguns são tão dinâmicos na forma de pensar que as mãos não acompanham a ideia e aí... Sai lidar ao invés de lhe dar, pelo que pude supor. Rsrs

      Acho-o muito carinhoso com ela, cuidadoso, gentil. Que bacana. Amigo.

      Sou obrigado a mandar "beijinhos" também para si. Hahahahah

      Eliminar
  7. Que bacana!
    Parabéns :)
    Belíssimo post.
    beijos

    ResponderEliminar