sexta-feira, 25 de maio de 2012

CONSTELAÇÃO COR DE ROSA

Eu precisei reflectir quase 24 horas para compreender, não a resposta feliz de Dê, mas o algo a mais, a coisa que gerou a resposta, o pulso do pensamento, a força motriz da questão. A questão é que Dê, assim com todos nós, está cansada de coisas ruins, de maldades, do sensacionalismo com a tragédia alheia, que é o que vemos nos jornais. Então deseja o ar fresco da positividade para poder permanecer o seu ir cantante em direcção a um filho que a chame ou a um marido que a ama. Dê está certa, é preciso gás para manter no ar o balão da euforia! Sem o recurso de remédios só mesmo usando o velho e bom recurso mental: preencher a mente com coisas boas. Eu, mais crítico do que a Dê e talvez muito menos sábio, pensei em um post que pudesse suprir a necessidade dela e também a minha. A dela já conhecemos, a minha é a de dar uma espetadela no bumbum dos que ajudam a fazer a roda da “coisa ruim” continuar a girar. Juntei então aqui uma homenagem a Dê, dando-lhe informações positivas sobre suas conterraneas brasileiras que não estão nos telejornais, nas revistas masculinas, nas propagandas de cerveja, mas que são um estouro de atraentes em suas facetas profissionais! E aproveito o ensejo para furar a traseira de quem faz da mulher brasileira apenas um objecto sexual de uso fácil e descartável: A mídia. MULHERES BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS & ESPETACULARES O Ministério da Ciência e Tecnologia informou que, desde 2004, as brasileiras são maioria na conclusão de doutorados a cada ano e o Brasil é actualmente o terceiro colocado mundial na formação de doutoras (ficando atrás apenas de Portugal e Itália). «Eu sou pau prá toda obra Deus dá asas à minha cobra» 1- Aldina Maria Prado Barral, uma médica que se diz “fiel à leishmaniose” (Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia – UFBA)
A relação de Aldina Barral com a leishmaniose já dura mais do que muitos casamentos por aí. Ela estuda a doença, comum em países tropicais, há quase 40 anos e ganhou o Prêmio Claudia na categoria “Ciências” em 2008. Um dos maiores avanços obtidos em suas pesquisas tem a ver com o diagnóstico precoce: ela descobriu que geralmente aparece uma íngua na pessoa antes que ela desenvolva a ferida característica da doença. Descobrindo mais cedo fica mais fácil de tratar. « «Mexo, remexo na inquisição Só quem já morreu na fogueira Sabe o que é ser carvão» 2- Beatriz Leonor Silveira Barbuy, a astrônoma que desde pequena gosta de observar as estrelas (Universidade de São Paulo – USP)
A linha de pesquisa de Beatriz não é para qualquer um: ela estuda populações estelares, evolução química da galáxia, nucleossíntese e atmosferas estelares. Depois de receber um prêmio internacional dado pela UNESCO a mulheres notáveis da ciência em 2009, ela foi convidada para participar do programa do Jô Soares e falou sobre a vida na astronomia. Lá, disse que os astrônomos geralmente decidem bem cedo seguir a profissão e contou que adorava subir em árvores para observar as estrelas quando era criança. « «Porque, Nem toda feiticeira é corcunda, Nem toda brasileira é bunda,» 3 – Cristina Wayne Nogueira: um elemento perigoso para o meio ambiente pode fazer bem contra radicais livres (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
A bioquímica gaúcha descobriu que, embora seja perigoso para o meio ambiente, o selênio (elemento obtido como subproduto da refinação do cobre) possui um papel importante no combate aos radicais livres (moléculas formadas no nosso organismo que provocam alterações patológicas, envelhecimento precoce e manchas na pele). Suas pesquisas renderam um artigo na Chemical Reviews, uma das mais importantes publicações acadêmicas de Química do mundo. « «Minha força não é bruta, Não sou freira, nem sou puta...» 4 – Maria Fátima Grossi de Sá: como combater insetos em plantações por meio manipulação genética (EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - e Universidade Católica de Brasília – UCB)
A biomédica Maria Fátima pesquisa meios de proteger plantações contra fungos, insetos e vírus por meio da manipulação genética. A vantagem desse método está no fato de que ele combateria apenas os animais que prejudicam a espécie, o que não acontece com inseticidas comuns. Suas descobertas renderam patentes nacionais e internacionais na área de Biotecnologia Vegetal. Ela, junto com as outras quatro primeiras cientistas da lista, recebeu o Prêmio Scopus Brasil 2010, dado pela Editora Elsevier e pela CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) para pesquisadores de relevância no Brasil e no mundo. « «Meu peito não é de silicone, Eu sou mais macho que muito homem...» Rosaly Lopes (Nasa)
A astrônoma carioca, cientista planetária e especialista em Vulcanologia do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, foi a primeira brasileira a ganhar o prêmio internacional Wings Worldquest Women of Discovery. Rosaly já esteve em quase 50 vulcões espalhados pelo mundo – e estuda outros fora dele também. Ela já descobriu mais de 71 vulcões ativos na lua Io de Júpiter, os primeiros vulcões ativos fora da Terra de que se tem confirmação.

10 comentários:

  1. Carlos, emocionante e esperançoso quando traz estas Mulheres Supimpas ao seu blog.
    O Brasil um país rico em inteligências, e há de destacar a maior dificuldade nas femininas, expostos os preconceitos, os terceiros e quartos expediêntes em serem mães,esposas, etc... e a exposição como fôssemos apenas corpos idealizados nos padrões atuais só servidos de sexo.Leio com muito orgulho seu post. Agradeço em nome de todas que destacam em várias areas.A Deborah meus parabéns, a você muita vida pois é um sortudo!rsrsrs! Beijos nos corações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bbrian, minha já querida poetisa,
      você acaba de confirmar lindamente um sentido para o post!
      Penso que as mulheres merecem coisa melhor da mídia do que serem apenas objectos. Você disse tudo! Nada o que acrescentar. Agradeço a presença, com sinceridade. Dê lhe manda um beijinho e eu te mando outro.

      Eliminar
    2. Coelho de Déborah,
      Eu que agradeço CONSTELAÇÃO COR DE ROSA, é muito gratificante a nós mulheres.
      Carlos, faça o favor de ir ler minha tatua, assim não me chama mais de poetisa que não gosto, me chama de bbrian com letra minuscula, tá bom?
      Dá um abração em Déborah por mim, diz que mandei beijos a Ela e a você nos corações! E aguardo mais textos excelentes!

      Eliminar
    3. bbrian,
      Tem de aprender a copiar o endereço, este daqui, desta página, é:
      http://coellhodedeborah.blogspot.pt/2012/05/eu-precisei-reflectir-quase-24-horas.html (está na linha de endereços, no cimo da página)
      Colocando o endereço viajamos, onde encontrar tatua?
      Beijos do coração!

      Eliminar
    4. http://www.sobresites.com/poesia/forum/viewtopic.php?p=40387#40387
      Encontrei tatua, Saravá!

      Eliminar
    5. E faço o que com o endereço? rsrsr. Poeta Francisco entenda: de tudo que não entendo, computador eu nada entendo.Saravá! beijos no coração!

      Eliminar
  2. Completamente fora da "roda ruim", descalço a pedalar no ar? Vou deixar um exercício, homenagem a Dê? Se ela gostar, claro que sim!

    FORMA EXAGERADA

    Penso que o leitor moderno deve ter particularidades que o tornem actual, actuante, activo… atual. Ele, como eu… está num processo de aprendizagem permanente do que sente, de quem é, do que deseja.
    Deseje ou não, é com ele mesmo que o tento atrair, trair? Trair o leitor, é uma trama rica, curiosa, tem uma beleza intrínseca! Peca apenas por uma intensidade superiormente…
    O que há de mais actual no leitor actual é procurar a actualidade, procurando o filme do livro, quando o livro já deu um filme.
    Está preparado para este tipo de flashes, ser surpreendido por algo cuja surpresa é pouca coisa perante…
    Cada frase, espremida como uma laranja que como, arrancando a polpa da casca, depois de espremida. Sentir nos lábios a fruta, de forma exagerada!

    Não tinha assinatura, agora, depois do que se seguiu: Aassim...


    Na verdade, digam-me que não me confundem com nenhum destes autores efémeros, bem-intencionados mais nada. Aliás, lilás… não perdi tempo nenhum com a intenção de cada um deles, limitei-me a recolher os seus contos.
    Acho-me infinitamente mais importante não fazendo nada, deixo-os fazer tudo! Isso, isto até este momento. Neste momento apetece-me imenso participar, dar-me por compilador… :))
    Veio-me à ideia participar, escrever um texto para integrar como Aassim (sem autorização de espécie alguma do Assim, à revelia), inventando de forma idiota Aassim.
    Até pode parecer um insulto, é, pretende ser, uma homenagem? Deixei-me de pretensões, quanto às homenagens…
    Homenageio os leitores dando-lhes esta leitura, com alguns comentários pessoais que misturo aqui à mistura. Começando pelo último, porque os últimos devem ser os primeiros. Não, vai ser diferente, comentarei cada um em cada qual. O que me torna apressado e desinteressante, muito possivelmente, se for rápido e não disser nada que responda às expectativas. Fique dito que sempre tento não gerar expectativas, sempre desejando dá-las em Dallas, ou mais longe ainda.
    Ah, cá deixo Aassim:

    FORMA EXAGERADA

    Seria assim, se não fosse aqui? Não sabemos, foi aqui. É a minha paga/agradecimento, trazendo a vida duma presença, como cada um se pensa ou nem isso, vindo e deixando:
    A_braços!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De efémero não tem nadinha Poeta, eterno sim. Bem-intencionado eu que sei o quanto meus miolos fervem tentando traduzir, decifrar cada verso, cada conto, cada palavra.Seu encanto é justamente deixar sempre expectativas, aí mora o Poeta.E eu fico na porta, batendo, batendo.Quase 100 % bato a cabeça na madeira mas não desisto, fica pelo que entendo e sinto.Lá vou eu pensar e pensar esse novo interagir de A + assim.
      Claro que Dê vai gostar, afinal é uma ótima leitora.
      Beijos nos corações, Seu, de Dê e Coelho.

      Eliminar
  3. carlos,

    eu não sabia, juro, que haviam tantas belas na ciência brasileira! eu gostei bastante do post! só fiquei na dúvida quanto ao que Deborah queria.. deduzi que ela gostaria de ler coisas boas sobre as brasileiras, é isso?
    de qualquer forma, achei bacana mesmo! e Loise, gostou? :)


    o escritor, meu amigo e já seu conhecido, Francisco , deixou por aqui um comentário digno de ser postado como texto!

    escrever não é um exercício, é um ofício com todas as características de um. aprende-se muito sobre a escrita com o Francisco, de forma que é sempre uma honra ter um texto dele para ler. :)

    foi a roda boa a girar! ;)

    abraço, Carlos.

    ResponderEliminar